A língua como instituição social e não apenas a palavra como ato individual.A linguagem é um sistema organizado cheio de signos e significado.Chamar-se-ia semiologia o estudo dos signos, segundo Saussure e qual quer que seja a imagem, o som e o objeto sempre acharemos uma representação, uma significação para ela. Uma grande analise feita pelos estudiosos da época foi a do significante e significado, onde significantes seria a relação audível e significado seria o precedente trazido por ele.Há formas de comunicação, com a utilização da linguagem, que precisam ser bem analisadas, para que assim possam ser corretamente interpretadas, pois a linguagem e a representação de signos tem varias formas de serem interpretados.Essa e outras questões são levantadas por Saussure na sua analise da linguística.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
A ''ecologia'' tratada por Moles possui ramos diferentes: um que se priva a singularidade do ser e trata da sua relação nos 10 tipos de sua comunicação, a de seu balanço tempo, e em seu espaço, a dos caminhos no território; e outro que trata da organização dos sistemas de troca entre seres, à influência da logosfera, ao condicionamento do planeta por vários canais que põem as mensagens para circular e à divisão dessas mensagens.
Entre seus assuntos podíamos encontrar a civilização moderna, o ser humano na técnica, na política, na arte, na música, na literatura e no seu cotidiano. Com isso, se aprofundaram nos fenômenos da mídia, da cultura e do modo de vida contemporâneo. E acreditavam que a comunicação estava sempre ligada com o social.
A industria cultural
Analisando o conceito de industria cultura lembramos da ideia de Walter Bejamim que tratava da industrialização da arte, que faz parte da cultura, de forma a observarmos a perda da aura dessa arte e assim observamos uma coisa bem próxima na industria cultural. Padronização e divisão do trabalho e a produção em massa são características muito importantes importantes desse modelo, pois, por exemplo, a produção em massa descaracteriza o conceito de individualidade e toma como único objetivo o económico. Pode ser dito que a "cultura deixa de hexistir", mas isso não é totalmente uma verdade, pois como Walter Bejamim afirmara muitos anos antes : "Artes como o cinema não tem motivos de existir no estágio de produção única e sim em larga escala, pois só dessa forma poderá ser apreciada".
• Começo da colonização americana: Livro impresso;
• Cultura européia: Música, pintura, escultura e leitura;
• América do Norte: Maior impacto popular com o som e a visão;
• Na Irlanda a tradição da cultura oral foi maior do que a página impressa;
• Página impressa especializada de comunicação;
• Erasmo acreditava que a revolução aconteceria na sala de aula e criou o estudante solitário;
• Com mudanças no visual (como a fotografia) e no som, ocorreu um novo processo educacional;
• André Malraux acredita que um livro de imagens abrange mais arte do que um museu;
• Tecnologia como material da arte a frente da natureza-poesia;
• Como Erasmo via a sala de aula como um processo, hoje em dia, vimos em um outro ambiente, o urbano;
• Produção de mercadorias -> Empacotamento das informações;
• Página do jornal e cinema, considerados como uma nova arte coletiva;
• Platão acreditava que a escrita iria piorar a cultura;
• "A escrita é a tradução do audível para o visual.";
• Direção não-literária da fala apareceu na America em alto grau e na Inglaterra e Europa em menor grau;
• James Joyce utilizou o jornal, o rádio, o cinema e a televisão para montagem do seu drama "verbivocovisual" em Finnegans Wake;
• Pound e Eliot: Livro como forma de arte;
• Semelhança da câmera de cinema e projetor com o processo do conhecimento humano;
• "No conhecimento temos de interiorizar o mundo exterior.";
• Linguagem: Maior de todas as obras de arte.
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
LINGUISTICA
O estudo da linguista é estremamente importante ja que vai muito alem da forma e da linguagem padrÃo. Nós nos ultilizamos da linguagem para nos espressarmos e obtemos o dialogo. podemos salientar varias variações linguisticas. Variações espaciais, socios culturais,de faixa etaria entre outras. As formas como nos espressamos e nos ultilizamos da lingua tanto falada como escrita varia muito com o tempo. Já que se voce observar percebera que o modo como voce fala e se espressa nao são da mesma maneira que uma pessoa com mais idade.
.
AS girias - formas de variações linguisticas ultilizadas de diferentes formas pelos grupos sociais
A INTERNET TEM UMA FORMA DE LINGUAGEM PPARALELA QUE É ATE POR MUITOS CRITICADA DEFENSORES DA BOA FORMA LINGUÍSTICA,JÁ QUE MUITOS ADOLESCENTES ESTÃO LEVANDO ESSA FORMA DE LINGUAGEM PARA FORA DO MUNDO VIRTUAL.
O mundo dos negocio utiliza-se de uma linguagem mais formal,diferente da linguagem utilizada pelos jovens e no dia a dia.
Há muitas especificidades na forma em que cada grupo se expressa e utilizam a linguagem.
A sociedade estabeleceu uma forma de padronização de alguns papeis linguísticos na sociedade. As famosas padronizações dos papeis linguísticos.
Essa propaganda das Havaianas é um exemplo em claro dessa padronização nos papeis linguísticos presentes na sociedade.
Concluímos então que as variações linguísticas são inúmeras e por isso precisamos estar atentos a elas para que haja uma boa comunicação entre os meios.
Peguei essa imagem porque achei interessante, não que eu concorde inteiramente com a ideia que ela quis passar (se é que entendi mesmo o que o compositor dessa imagem quis dizer, afinal , a mensagem não se dá apenas pela intenção do emissor).
Quando se trata de cultura, o assunto complica. Hierarquizar a cultural é algo bem complicado, porque implica na clara distinção e discriminação de classes sociais também. Quer dizer agora que existe cultura do rico e do pobre? E quem pode dizer qual é mais refinada? Segundo Leavis, que se opunha ao capitalismo industrial como sistema, a Indústria Cultural era pobre em informações e inclusive em cultura, propriamente dita.
Se pararmos pra pensar, é verdade. Hoje em dia, aquele sambinha que antes era curtido em uma rodinha, em um lugar que classificaríamos em uma instância como refinado, é comprado, reproduzido e tocado nos lugares mais tops, ou pelos indivíduos mais abastados... e isso diz quanto sobre sua cultura? Sobre o entendimento que eles têm do samba? Sobre a bagagem e contextualização que eles têm sobre aquela arte? Não só os pobres estão alienados a cultura de massa.
Visão, som e fúria! Afirma que os meios de comunicação se desenvolvem de forma lenta e gradual e as tecnologias evoluem mais rapidamente do que a própria natreza. Uma relação de evolução dos meios e agilidade de informação.
Essa teoria tem influência na escrita e na comunicação, tendo como consequencia uma popularização cultural. É uma teoria que defende que as tecnologias modificam a sociedade.
'' Som: influência do emissor > maior velocidade do pensamento > instanteinadade de conclusões.
Visão: A reflexão que abrenge tanto a leitura quanto a própria elaboração dos textos escritos, enquanto na fala isso não ocorre tão frenquente. ''
Mashall Mcluhan afirma que os meios unem as pessoas, ainda cria o conceito de aldeia global e de um novo homem.