Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Segundo Ferdinand Saussure, a língua é imposta ao indivíduo, a fala é algo particular e os dois juntos formam a linguagem.
Saussure impôs uma ciência que estudasse todas as linguagens, tal ciência foi apelidada de Semiologia. A semiologia pode apresentar tais elementos: lingua e fala, significante e significado, sistema e sintagma, denotação e conotação.
Pra fazermos um estudo do discurso da mídia, usaremos alguns dos elementos citados acima, são eles: Denotação e Conotação, e Significante e Significado.Mas o que constitui cada um deles?
Denotação e Conotação:
Entende-se por denotação, o real significado de algo, no sentido do dicionário.
Já na conotação, temos um significado mais subjetivo.
Significante e significado:
Significante é o nome que damos a algo, e esse pode até variar conforme a língua. O significado é a ideia, o conteudo desse significante, o que não muda conforme a língua.
Para tornarmos o estudo mais fácil, observemos o desenho a seguir.


Temos acima o desenho de um coração, que denotativamente falando temos a ideia, mas conotativamente falando é um símbolo da paixão, do amor.
O seu significante: coração(português), heart(ingles), herz(alemão), hjerte(dinamarquês), corazón(espanhol).Já o seu significado é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda.”.
A mídia adoooora brincar com isso, principalmente com a conatação, como na música que veremos a seguir.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.