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quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Quando perceberam que poderiam relacionar as técnicas da leitura, da visão e do som, começaram a usar e ampliar essas áreas com uma nova linguagem. Exemplo disso foi quando perceberam que poderiam ler uma poesia no rádio ou quando ela foi lançada na página impressa, por onde viram a mistura do som e da visão. Com isso, marcaremos alguns pontos desse processo.

• Começo da colonização americana: Livro impresso;
• Cultura européia: Música, pintura, escultura e leitura;
• América do Norte: Maior impacto popular com o som e a visão;
• Na Irlanda a tradição da cultura oral foi maior do que a página impressa;
• Página impressa especializada de comunicação;
• Erasmo acreditava que a revolução aconteceria na sala de aula e criou o estudante solitário;
• Com mudanças no visual (como a fotografia) e no som, ocorreu um novo processo educacional;
• André Malraux acredita que um livro de imagens abrange mais arte do que um museu;
• Tecnologia como material da arte a frente da natureza-poesia;
• Como Erasmo via a sala de aula como um processo, hoje em dia, vimos em um outro ambiente, o urbano;
• Produção de mercadorias -> Empacotamento das informações;
• Página do jornal e cinema, considerados como uma nova arte coletiva;
• Platão acreditava que a escrita iria piorar a cultura;
• "A escrita é a tradução do audível para o visual.";
• Direção não-literária da fala apareceu na America em alto grau e na Inglaterra e Europa em menor grau;
• James Joyce utilizou o jornal, o rádio, o cinema e a televisão para montagem do seu drama "verbivocovisual" em Finnegans Wake;
• Pound e Eliot: Livro como forma de arte;
• Semelhança da câmera de cinema e projetor com o processo do conhecimento humano;
• "No conhecimento temos de interiorizar o mundo exterior.";
• Linguagem: Maior de todas as obras de arte.

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