Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Por: Andressa Soares


Em seu texto, “Visão Som e Fúria”, McLuhan fala como o aumento e expansão de novas mídias influenciaram a relação do homem com o conhecimento. E em como isso modificou o modo de vida em âmbitos diversos, desde hábitos aos negócios.




“A criança na escola durante a Idade-Média tinha primeiro que fazer suas próprias copias dos textos, através de ditado. Em seguida tinha de compilar sua própria gramática, dicioná­rio e antologia. O aparecimento de uma grande quantidade de textos impressos baratos e uniformes modificou tudo isso. A mecanização da escrita através da composição de tipos móveis ampliou rapidamente o âmbito da leitura disponível e do mes­mo modo reduziu velozmente o hábito do discurso oral como método de aprendizado.”

McLuhan, critica o acesso à tanta informação e diz que a Imprensa transformou-se no “livro popular diário, o grande poema coletivo, a diversão universal de nossa era.” Antes da imprensa por exemplo, um leitor era alguém que discernia e sondava enigmas. Após a imprensa, passou a significar alguém que apenas corria os olhos sobre uma informação meramente "mastigada". 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.