Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011











Peguei essa imagem porque achei interessante, não que eu concorde inteiramente com a ideia que ela quis passar (se é que entendi mesmo o que o compositor dessa imagem quis dizer, afinal , a mensagem não se dá apenas pela intenção do emissor).

Quando se trata de cultura, o assunto complica. Hierarquizar a cultural é algo bem complicado, porque implica na clara distinção e discriminação de classes sociais também. Quer dizer agora que existe cultura do rico e do pobre? E quem pode dizer qual é mais refinada? Segundo Leavis, que se opunha ao capitalismo industrial como sistema, a Indústria Cultural era pobre em informações e inclusive em cultura, propriamente dita.

Se pararmos pra pensar, é verdade. Hoje em dia, aquele sambinha que antes era curtido em uma rodinha, em um lugar que classificaríamos em uma instância como refinado, é comprado, reproduzido e tocado nos lugares mais tops, ou pelos indivíduos mais abastados... e isso diz quanto sobre sua cultura? Sobre o entendimento que eles têm do samba? Sobre a bagagem e contextualização que eles têm sobre aquela arte? Não só os pobres estão alienados a cultura de massa.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.