segunda-feira, 31 de outubro de 2011
As Mídias investem em propagandas, em destaque as políticas a fim de influenciar com as opiniões dos indivíduos, ou melhor, as centralizando de forma que todos pensem iguais.
na foto: festa do big brother brasil, divulgada os sábados, faz-se como companhia para muitos espectadores que escolhem não sair de casa.
Essa teoria, também conhecida como Teoria da Bala Mágica, parte do pressuposto de que uma mensagem enviada a um grande público (público de massa) irá afetar diretamente e igualmente todos os indivíduos. Sendo todos eles seres pontencialmente alienáveis e manipuláveis, ao serem expostos ao conteúdo excessivamente persuasivo da mídia, irão absorver o que lhes é imposto sem resistências ou maiores questionamentos.
Com a passividade do receptor sempre em evidência, o objetivo desse estudo era mensurar e compreender a influência que a comunicação exercia sobre o comportamente das pessoas. Com isso, seria possível analisar estrategicamente maneiras de influenciar ainda mais a vida delas.domingo, 30 de outubro de 2011
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/communication-media-studies/2014071-teoria-mchulan-meios-comunica%C3%A7%C3%A3o-quentes/#ixzz1c8DFKXTL
Em 1924, era fundada por Félix Weil, a Escola de Frankfurt. Félix era filho de um negociante de grãos de trigo na Argentina. O nome da escola seria inicialmente Instituto para o Marxismo, mas a escolha final foi de Instituto para a Pesquisa Social, pois só na década de 50 que ela se transformaria em Escola de Frankfurt. O instituto se tornava ainda mais completo por preencher uma lacuna quanto à história do movimento trabalhista e do socioalismo. O primeiro diretor da escola foi Carl Grünberg, que era um economista austríaco, e ficou no comando por sete anos (1923-1930). Durante esse período, o órgão do instituto era a publicação chamada Arquivos Grünberg. Em 1931, era a vez de Horkheimer, exercer a função de diretor da escola. O órgão oficial dessa gestão passou a ser a Revista para a Pesquisa Social, com uma modificação importante: a hegemonia era não mais da economia, e sim da filosofia. A Teoria Crítica realiza uma incorporação do pensamento de filósofos "tradicionais", colocando-os em tensão com o mundo presente. Alguns dos principais filósofos da Escola de Frankfurt foram Max Horkheimer, Theodor Adorno e Herbert Marcuse.
Durante a década de 1950, Gregory Bateson e Paul Watzlawick aplicavam a teoria cibernética à interação animal e humana e estudam também um modelo circular retroativo da comunicação. Em 1959, Gregory e Paul fundam a Escola de Palo Alto (Mental Research Institute de Palo Alto), na Califórnia. A principal idéia da escola era a de estudar a problemática da comunicação e suas aplicações à patologia mental. Partiu-se de “algumas propriedades simples da comunicação que têm implicações interpessoais fundamentais”.
A prágmática da comunicação humana pode ser compreendida com suas perturbações e patologias, pelo que é passível de ser aplicada como teoria terapêutica.
Exemplo: Psicanálise – Idéia de cura pela fala.
Alguns dos princípios fundamentais são: A comunicação como fenômeno de interação; Todo comportamento social ter um valor comunicativo; Comunicação ser determinada pelo contexto em que se escreve; Toda mensagem comportar dois níveis de significação.
Desenvolvida nos anos de 1940, o conceito de Industria Cultural foi apontado, inicialmente, na Dialética do Esclarecimento, considerada umas das principais obras de Theodor Adorno e Max Horkheimer. A teoria continua a se manter atual, mesmo depois de anos. O mesmo acontece com os textos de Adorno, sobre música, principalmente.
No início do século XX, Adorno e Horkheimer criam a teoria crítica da sociedade, na Alemana, sendo depois transferida para os EUA por causa da ascensão do Estado Nazista de Hitler. Outros autores puderam também contribuir com o tema, indo mais a fundo na teoria, como por exemplo o teórico alemão,Dieter Prokop, que foi da segunda geração da Escola De Frankfurt.
A idéia que a Indústria Cultural quer passar está ligada diretamente ao grande desenvolvimento industrial e tecnológico, que acontece no século XX e XXI. Essa idéia, para Adorno e Horkheimer, conceito parte de uma perspectiva de que a cultura contemporânea confere a tudo um ar de semelhança, em que a indústria cultural e seus produtos constituem um sistema no qual fazem parte o cinema, o rádio e as revistas, sendo cada um coerente em si mesmo e em conjunto.
Com o grande desenvolvimento da produção cultural e suas diferentes formas, durante o século XX, como por exemplo o rádio, as revistas, o cinema, houve também uma multiplicidade dos bens culturais, depois passaram a ser produzidos e e consumidos por quase todas as classes sociais
Shannon propõe um esquema do '' sistema geral de comunicação '' que segundo ele '' reproduz em um ponto dado de maneira exata ou aproximativa, uma mensagem selecionada em outro ponto. '' Veja o quadro.
A imagem não está muito nitida mas da para compreender. Enfim, esse quadro explica o que a teoria matemática aborda. O seu objetivo é descrever o quadro matemático no interior do qual é possível quantificar o custo de uma mensagem, de uma comunicação entre os dois pólos desse sistema, em presença de perturbações aleatórias, denominadas '' ruídos'', indesejáveis porque impede o ''isomorfismo'', a plena correspondência entre dois pólos.
'' Só haverá comunicação se houver compreensão ''
sábado, 29 de outubro de 2011
Primeiro fomentador de cultura foi a escrita cujo seu maior protagonista era o livro que fortalecia o nacionalismo pela escrita de um idioma, o jornal o substituiu como agente infamador das massas, mas este também trouxe ao público as percepções culturais de diversas culturas, mas o discurso oral, que parecia sucumbido depois da escrita voltou através do rádio, o hábito das pessoas se reunirem em volta de um lugar específico (uma mesa) e ouvir o discurso estava de volta, mas o rádio também foi utilizado para propaganda política.
No entanto os "novos meios de comunicação" cinema, rádio e televisão proporcionaram ao público uma personalidade num plano de existência, uma aura própria, viva, os sentidos eram contemplados pelas cores, imagens, som. A internet veio para completar as características que faltavam para tornar-se uma aldeia global, a interação em tempo real, rapidez e praticidade.
Para alguns críticos Mcluham criou uma teorização banal sobre os meios transmitir, o termo aldeia global virou piada por conceitos porque falha na dimensão social, vago e reacionário
É o que está acontecendo com as obras de Leonardo da Vinci, que muitas vezes são modificadas, transformadas (caricaturas), editadas e acaba perdendo cada vez mais o seu valor. Chegando a um ponto que quando você vê a obra original você não “sente” a imagem, se torna uma coisa comum, passando até despercebido.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Na figura, "Horkheimer era o 'grandão', que abraçava os outros filósofos (Habermas, Adorno e Marcuse), uma vez que era ele o diretor do Instituto de Pesquisa Social, que unia os outros três." |
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Dois pensadores da escola de Frankfurt criaram um novo conceito, o da indústria cultural, o conteúdo desse conceito restringiu o avanço da comunicação, pois ela ficou ligada á ordem social dominante, sem poder emancipar-se, isso tudo foi notado na sociedade capitalista moderna.
A indústria cultura ela se ligou tanto com a sociedade capitalista (monopolista) que acabou entrando na mídia, tornando-se cada vez mais presente na vida de muitos indivíduos. Porem essa interação na vida da população acabou não favorecendo muito para a interação do individuo, ele começou a pensar individualmente, em se destacar em relação aos outros, apelando pelo uso de recursos, que muitas vezes o prejudica.
Na sociedade de hoje, as pessoas estão muito materialistas e querendo seguir o perfil das pessoas perfeitas. Isso foi devido à mídia, que usou seus recursos para persuadir o individuo.
Por exemplo, você compra uma roupa que está na moda, muitas vezes nem gostou muito, mas como ta na moda e todas as pessoas “legais” usam você não pode ficar fora desse grupo podendo ser excluído o meio em que vive.