Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Essa teoria, também conhecida como Teoria das Necessidades e Gratificações, visa entender o uso que as pessoas fazem da mídia, expondo-a assim como instrumento de satisfação das necessidades, sejam elas sociais ou psicológicas. Os autores dessa teoria explanam que as necessidades de cada indivíduo tem forte influência na maneira como elas respondem a algo. Dessa maneira, tentam apreender quais as motivações de um público para usar de determinados produtos culturais e como esses conseguem produzir em seus consumidores necessidades específicas – ou seja, uma teoria que inverte a análise e propõe a visão de como o receptor usa a mídia e não de como a mídia usa da sua persuasão pra influenciar sua vida.

Para preencher suas necessidades, o indíviduo usaria a mídia como fuga da mesmisse, entretenimento ou até mesmo relacionamento pessoal, onde esta seria algo como uma companhia - ainda que eletrônica - mas capaz de suprir a ausência de alguém real. Ainda seria usada como instrumento de atualização do mundo, como se a partir dela todos os assuntos possivelmente discutíveis fossem explanados e esses assuntos fossem usados como meio de socialização.


na foto: festa do big brother brasil, divulgada os sábados, faz-se como companhia para muitos espectadores que escolhem não sair de casa.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, fácil de entender, ajudou muito!!

Unknown disse...

Obrigada pela explicação.
Esta matéria tem tantas palavras difíceis que acabam dificultando o entendimento.

Mias uma vez obrigada!!!

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.