Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

O termo aldeia global é o conceito criado pelo pensador canadense Marshall Mcluhan (1911-1980) para expor um mundo que se transformava em uma comunidade universal de pessoas. No passar dos anos suas teorias proféticas começaram a criar vida pelo fenômeno da globalização através da comunicação pelas mídias.
Primeiro fomentador de cultura foi a escrita cujo seu maior protagonista era o livro que fortalecia o nacionalismo pela escrita de um idioma, o jornal o substituiu como agente infamador das massas, mas este também trouxe ao público as percepções culturais de diversas culturas, mas o discurso oral, que parecia sucumbido depois da escrita voltou através do rádio, o hábito das pessoas se reunirem em volta de um lugar específico (uma mesa) e ouvir o discurso estava de volta, mas o rádio também foi utilizado para propaganda política.
No entanto os "novos meios de comunicação" cinema, rádio e televisão proporcionaram ao público uma personalidade num plano de existência, uma aura própria, viva, os sentidos eram contemplados pelas cores, imagens, som. A internet veio para completar as características que faltavam para tornar-se uma aldeia global, a interação em tempo real, rapidez e praticidade.
Para alguns críticos Mcluham criou uma teorização banal sobre os meios transmitir, o termo aldeia global virou piada por conceitos porque falha na dimensão social, vago e reacionário

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.