Desenvolvida nos anos de 1940, o conceito de Industria Cultural foi apontado, inicialmente, na Dialética do Esclarecimento, considerada umas das principais obras de Theodor Adorno e Max Horkheimer. A teoria continua a se manter atual, mesmo depois de anos. O mesmo acontece com os textos de Adorno, sobre música, principalmente.
No início do século XX, Adorno e Horkheimer criam a teoria crítica da sociedade, na Alemana, sendo depois transferida para os EUA por causa da ascensão do Estado Nazista de Hitler. Outros autores puderam também contribuir com o tema, indo mais a fundo na teoria, como por exemplo o teórico alemão,Dieter Prokop, que foi da segunda geração da Escola De Frankfurt.
A idéia que a Indústria Cultural quer passar está ligada diretamente ao grande desenvolvimento industrial e tecnológico, que acontece no século XX e XXI. Essa idéia, para Adorno e Horkheimer, conceito parte de uma perspectiva de que a cultura contemporânea confere a tudo um ar de semelhança, em que a indústria cultural e seus produtos constituem um sistema no qual fazem parte o cinema, o rádio e as revistas, sendo cada um coerente em si mesmo e em conjunto.
Com o grande desenvolvimento da produção cultural e suas diferentes formas, durante o século XX, como por exemplo o rádio, as revistas, o cinema, houve também uma multiplicidade dos bens culturais, depois passaram a ser produzidos e e consumidos por quase todas as classes sociais
0 comentários:
Postar um comentário