Essa teoria, também conhecida como Teoria da Bala Mágica, parte do pressuposto de que uma mensagem enviada a um grande público (público de massa) irá afetar diretamente e igualmente todos os indivíduos. Sendo todos eles seres pontencialmente alienáveis e manipuláveis, ao serem expostos ao conteúdo excessivamente persuasivo da mídia, irão absorver o que lhes é imposto sem resistências ou maiores questionamentos.
Com a passividade do receptor sempre em evidência, o objetivo desse estudo era mensurar e compreender a influência que a comunicação exercia sobre o comportamente das pessoas. Com isso, seria possível analisar estrategicamente maneiras de influenciar ainda mais a vida delas.Usando como base o Behaviorismo, vertente da psicologia que tem como objeto de estudo o comportamento, esta teoria se limita e trabalha com poucas possibilidades, já que exclui instrumentos essenciais de análise social como preferências políticas, religiosas ou até mesmo situações financeiras. Vendo a população como uma massa homogênea, a generalização completa acaba tornando-a falha.
.
0 comentários:
Postar um comentário