O processo de comunicação está diretamente ligado ao emissor, receptor, a mensagem e ao canal, pois esses são elementos extremamente importantes para que ocorra, de fato, uma comunicação, ou seja a pessoa que fala ser entendida por quem ouve.
Harold Lasswell, difunde um modelo de processo de comunicação que se baseia, principalmente, em: quem diz o quê a quem, por que canal e com que efeito.
- Quem diz - Emissor;
- O quê - Mensagem;
- Por que canal - Canal/meio;
- A quem - Receptor;
- Com que efeito - Impacto.
Lasswell iniciou o conceito de propaganda, dizendo que ela seria uma forma de influenciar a forma de vê o mundo do homem através da manipulação dos produtos. Esse estudo foi efetivado com as ações do governo Norte Americano, pois ele mudou a opinião pública através de propagandas. Na época, maioria da população era contrária a guerra, mas com investimentos fortes na publicidade o governo conseguiu mudar a opinião pública, fazendo com que a população aderisse a guerra.
São consideradas, por Lasswell, como as três funções do processo de comunicação:
- A vigilância sobre o meio ambiente, que diz o que pode afetar ou quais as oportunidades que uma sociedade pode ter, em termos financeiros;
- A correlação da força entre os componentes da sociedade;
- A transmissão dos costumes sociais.
Nesse momento ocorre a transição da teoria hipodérmica para a dos efeitos limitados. Lasswell observou que existem determinados líderes que atuam como vigilantes do meio, conduzindo a estrutura de atenção, determinando uma possível condutibilidade da mensagem. Vale lembrar que a comunicação pode ocorre em dois sentidos, pois a mensagem é passada pelo Estado, mas também existe comunicação dentro do estado, em canais familiares, a vizinhança, o grupo e os contextos locais.
Assim, Lasswell explica as relações de estudo de controle, análise de conteúdo, mídia, audiência e de efeitos, respectivamente, entretanto ele critica a omissão do elemento feedback, querendo saber qual foi a recepção do público perante a esse processo de comunicação.
0 comentários:
Postar um comentário