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segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O processo de comunicação está diretamente ligado ao emissor, receptor, a mensagem e ao canal, pois esses são elementos extremamente importantes para que ocorra, de fato, uma comunicação, ou seja a pessoa que fala ser entendida por quem ouve. 
Harold Lasswell, difunde um modelo de processo de comunicação que se baseia, principalmente, em: quem diz o quê a quem, por que canal e com que efeito.
  • Quem diz  - Emissor;
  • O quê - Mensagem;
  • Por que canal - Canal/meio;
  • A quem - Receptor;
  • Com que efeito - Impacto.
Lasswell iniciou o conceito de propaganda, dizendo que ela seria uma forma de influenciar a forma de vê o mundo do homem através da manipulação dos produtos. Esse estudo foi efetivado com as ações do governo Norte Americano, pois ele mudou a opinião pública através de propagandas. Na época, maioria da população era contrária a guerra, mas com investimentos fortes na publicidade o governo conseguiu mudar a opinião pública, fazendo com que a população aderisse a guerra.  
São consideradas, por Lasswell, como as três funções do processo de comunicação:
  1. A vigilância sobre o meio ambiente, que diz o que pode afetar ou quais as oportunidades que uma sociedade pode ter, em termos financeiros; 
  2. correlação da força entre os componentes da sociedade;
  3. A transmissão dos costumes sociais. 
Nesse momento ocorre a transição da teoria hipodérmica para a dos efeitos limitados. Lasswell observou que existem determinados líderes que atuam como vigilantes do meio, conduzindo a estrutura de atenção, determinando uma possível condutibilidade da mensagem. Vale lembrar que a comunicação pode ocorre em dois sentidos, pois a mensagem é passada pelo Estado, mas também existe comunicação dentro do estado, em canais familiares, a vizinhança, o grupo e os contextos locais. 
Assim, Lasswell explica as relações de estudo de controle, análise de conteúdo, mídia, audiência e de efeitos, respectivamente, entretanto ele critica a omissão do elemento feedback, querendo saber qual foi a recepção do público perante a esse processo de comunicação. 

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