O termo "ecologia da comunicação" foi imposto em um projeto teórico de Abraham Moles. Esse termo surgiu a partir da necessidade de entender a interação de espécies diferentes em certo ambiente. E os ambientes em que essas espécies estão inseridas são de vários tipos: culturais, sociais, geográficos... A "ecologia da comunicação" é a ciência da interação entre espécies diferentes no interior de um dado campo. Estas espécies reagem, agem, influenciam e são influenciadas por outras enquanto 'presas' àquele espaço e tempo fechados. O termo focaliza na compreensão das necessidades comunicativas de uma determinada cultura.
"A comunicação é definida como a ação de fazer participar um organismo ou um sistema situado em dado ponto R das experiências e estímulos do meio de um outro indivíduo ou sistema situado em outro local e em outro tempo, utilizando os elementos de conhecimento que possuem em comum".
A ecologia comporta em ramos diferentes. No primeiro, o ser individual é o objeto de estudo, assim como sua interação entre as modalidades de sua comunicação em sua esfera de tempo e em sua esfera de espaço. O segundo se refere à organização dos sistemas de transação entre seres.
0 comentários:
Postar um comentário