Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Também chamada de “hipótese da agenda-seting”, essa teoria foi elaborada nos anos setenta, por Maxwell McCombs e Donald Shaw. Para eles, os efeitos das mídias são indiretos, produzindo influências em longo prazo. Pode-se dizer que nessa teoria, a cobertura ( em grande ou pequena escala) do acontecido, está totalmente ligada com a importância do fato o público.



Com certeza essa notícia acima, teve mais importância pelo fato de ter sido o filho de uma atriz da globo, uma pessoa conhecida. se fosse o filho de uma pessoa desconhecida na sociedade ( filho do seu João), o fato não teria tido a mesma importância e repercussão.

O efeito dessa teoria, é alcançada quando vários meios de comunicação, abordam o mesmo assunto, fazendo assim a tematização. Para avaliar o que deve ser publicado, o j
ornalista passa por alguns pontos principais, que são o enquadramento (importância para o público, interpretação de acordo com interesses) e o intervalo temporal (tempo de exposição da notícia). Quando uma informação passa por esses critérios, ela é exposta de acordo com o interesse de quem está passando a notícia, assim como a importância que ela vai ter para o público.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.