Elaborada em 1942, nos Estados Unidos, a escola de Palo Alto (nome da pequena cidade na periferia de San Francisco) ou também colégio invisível (por serem pesquisadores de teorias), que fizeram a seguinte afirmação: é impossível não se comunicar. A comunicação é fixa, não importa se verbal ou não verbal. Nesse pensamento, destacam-se três princípios, relacionais e internacionais, comportamento humano possui um valor, sendo assim, fica possível concluir e entender a lógica da comunicação.
Na teoria pragmática, eram estudas os “efeitos imediatos”, valores, comportamentos, atitudes, já na escola de Palo Alto, o que vai ser abordado são “os efeitos de longo prazo”, um conhecimento do individuo, para saber o seu gosto, e assim poder atingi-lo, através da comunicação.
Nesses estudos, algumas teorias relacionadas com a notícia são estudas. E nesse texto, citarei duas, que são as principais.
Newsmaking: que traduzido ao português significa “fazer notícia”. O editor fica responsável por
fabricar a notícia, reproduzir a realidade, obtendo assim, um resultado, um efeito nas pessoas, um comportamento Seria o jornalismo produzido pela indústria cultural, que serve a interesses políticos e capitais.
Gatekeeper: que significa ao português, “guardiões do portão”. É feita uma analise, para saber como é feito o valor notícia. O que a notícia precisar ter, para ser ou não publicada. De acordo com Kurt Lewin, que elaborou essa teoria em 1947, existe zonas, “cancelas”, que são controladas por jornalistas, ( que seriam os guardiões do portão ) que filtram a notícia de acordo com o interesse, tema, impacto nos receptores e etc.
0 comentários:
Postar um comentário