Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Por mais que em alguns momentos eu concorde com Adorno e Horkheimer, não consigo deixar de comentar que eles eram muito radicais, que fica ate difícil ter uma posição determinada quanto à teoria de Indústria Cultural.

Em um determinado momento do texto, eles criticam o cinema, pois segundo eles seria uma forma de alienar as massas. E isso tem lá seu sentido, geralmente os roteiristas fazem os filmes de acordo com o que a sociedade estar vivendo no momento, e, por exemplo, hoje o tema de alguns
filmes seriam o de doenças infectocontagiosas que geraria o caos na sociedade. Acredito que o sentido desses filmes é muitas vezes provocar a reflexão nas pessoas, por mais sutil que seja, no entanto, não é todo mundo que consegue entender essa reflexão e isso não seria culpa do cinema alienante e sim da pessoa que não teria a capacidade de tirar suas próprias conclusões.
Existe outro momento que acho extremamente radical a afirmação de Adorno e Horkheimer, quando eles dizem que o cinema proporciona na massa uma ideia mágica de que um empresário rico se apaixonaria por uma empregada e mudaria a vida dela, e dizem que isso na realidade não aconteceria e as pessoas deveriam parar de sonhar. Posso estar ate enganada, mas nesse momento concordo com eles é muito difícil isso acontecer, no entanto, não acredito que seria tão ruim sonhar, pois é através deles que conseguimos um futuro melhor. O que eu realmente concordo com eles é que para se conseguir algo na vida precisa de trabalho e acho que foi isso que eles estavam querendo dizer.
Mas concordo com eles que a indústria cultural, faz tudo para que as massas consumam seus produtos mesmo sem perceberem. E esse momento de consumo desenfreado eu culpo os meios de comunicação, pois são eles que exploram os desejos do consumidor com as propagadas e a repetição delas. E esse método é tão comum e já estar tão enraizado na nossa sociedade que acho muito difícil não encontrar uma pessoa que não faça parte dela.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.