Tendo como base seus estudos sobre a indústria cultural, a escola de Frankfurt reuniu pensadores, cientistas e sociólogos importantes para os estudos atuais sobre a mídia, arte, literatura, política, entre outros. Ou seja, a escola e seus pensadores tiveram papel fundamental sobre muitos assuntos presentes no dia-a-dia de milhões de pessoas.
Os frankfurtianos, principalmente Theodor Adorno e Max Horkheimer, criaram várias conceitos no contexto social. Um deles foi o a indústria cultural, onde segundos eles com o avanço capitalista e dos pensamentos iluministas progressistas, surgiu essa indústria chamada por eles de barbárie tecnológica. Onde eles criticam bastante a questão do bem cultural se tornar mercadoria para fins de consumo.
Seguindo os estudos de Frankfurt, Walter Benjamin desenvolve idéias a respeito dos produtos industriais culturais. Segundo ele, as tecnologias de comunicação surgidas depois da fotografia se caracterizam pela sua reprodutibilidade. Segundo Benjamin, com o avanço tecnológico e a reprodutibilidade, as belas artes foram perdendo sua aura, sua característica individual e rara. A cultura industrializada trouxe a extinção a autenticidade e o valor de culto e exposição de uma obra
0 comentários:
Postar um comentário