Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Teoria do Agendamento.


Apesar de ainda haver a controvérsia se é uma teoria ou uma hipótese, a Teoria do Agendamento afirma que a mídia tem o poder de selecionar os assuntos que ela acredita ser o “mais importante”, o assunto que vá causar um certo interesse na maior parte da populacão (vale lembrar que afirmar maioria, não é o mesmo que falar toda a populacão), relatando-os nos diversos meios de comunicacão. Ao fazer isso, boa parte da populacão passa a dar esse certo valor de importância à aquele assunto, assim como a mídia retratou.

Há uma tendência de confundir essa teoria com algo semelhante à manipulacão, mas não é isso. Para que as mídias pautem esses assuntos, há primeiro uma análise do que provavelmente gerará uma comoção na maioria das pessoas, e só depois dessa análise, as notícias passam a circular pelos veículos de comunicação.

O grande ponto que difere da manipulação é que após as notícias serem veículadas, cada pessoa pode escolher qual dos assuntos fez ela se interessar mais. Ou seja, a mídia fornece os assuntos e nós julgamos quais assuntos nos convém, e quais não.

Resumidamente falando, agendar seria pauta um assunto com a intensão de que ele ganhe enfoque.

Como exemplos temos: copa do mundo, morte do Steve Jobs, morte da Amy Winehouse, revolta na Grécia e no Egito, morte do Michael Jackson, aborto, acidentes aéreos, etc.




Citizen Kane.


Apesar de ser um desfoque da Teoria do Agendamento, mas ainda assim abranger esse assunto, há um filme que relata vários tópicos do paradigma que estamos estudando agora.

“Citizen Kane” (Cidadão Kane) conta a história, alguns acreditam ser baseado na vida do norte-americano William Randolph Hearst, de como um homem que não tinha nenhum recurso, conseguiu criar um império. Charles Foster Kane (o protagonista do filme) tornou-se o “Imperador” dos meios de comunicação de sua época. E o filme relata todo esse trajeto de sua vida, devido a um único objetivo: descobrir o que significava para Kane a palavra “rosebud”, palavra antes que nunca alguém ouvira falar.


Segue o link para ter uma noção do filme:

(http://www.youtube.com/watch?v=fQ804dcIGX4)

v=fQ804dcIGX4)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.