Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A teoria das influências seletivas é completamente diferente da Teoria Hipodérmica, pois ela nos dá a chance de pensar e escolher o que realmente nos interessa. A teoria é divida em três formulações, para que possamos entender a influência através dos meios de comunicação de massa sobre as pessoas. São essas três:
- Teoria das Diferenças Individuais: Cada indivíduo tem sua forma de pensar, porém dentro da sociedade, ele é levado a compartilhar de comportamentos semelhantes.

- Teoria da Diferenciação Social: O indivíduo pode ter atitudes dentro da sociedade, que acabam separando esta, em diferentes grupos mas com mesmas afinidades, como a religião. Algumas mudanças começaram a diferenciar ainda mais esses grupos, como a migração, a mobilidade social, a urbanização, e assim, a sociedade se dividiu em categorias como classes sociais, escolaridade, etnia, etc.

- Teoria dos Relacionamentos Sociais:É a teoria que fica responsável pela troca de idéias através do indivíduo. Nos grupos inseridos na sociedade existem os lideres de opinião, que adequam a mensagem emitida pelos meios de comunicação de massa aos padrões culturais do público. Em cada sociedade, uma figura exercerá grande influência para a cultura. Os lideres de opinião podem estar na música, na religião, etc.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.