A Teoria da Informação foi criada por Claude Elwood Shannon. Em 1948, Shannon publicou uma monografia com o título de “The Mathematical Theory of Communication”. Essa monografia foi então publicada pela Universidade de Illinois.
Shannon então tem a idéia de propor um sistema geral de comunicação. Ele diz que o problema da comunicação está em reproduzir uma mensagem, que está um ponto, de maneira exata ou aproximativa, em outro ponto. A comunicação se baseia nos seguintes componentes: A fonte, que reproduz uma mensagem, o emissor, que transforma essa mensagem em sinais com o propósito de transmiti-la, o canal, que seria o meio como essa mensagem é transmitida, o receptor, que reconstrói a mensagem a partir dos sinais e o destinatário, que recebe a mensagem. O que Shannon queria, era mostrar a possibilidade de quantificar o custo de uma mensagem entre os dois pontos do sistema criado. Essa mensagem seria capaz de sofrer ruídos, que impedem a correspondência entre os dois pontos.
O teórico possibilitou avanços nas pesquisas de máquinas de tratamento de informação, criando um conceito chamado BIT, Binary Digit, que seria a menor unidade de informação. A teoria de Shannon, possibilitou muitas pesquisas, que iam de análise funcional das mídias até a lingüística estrutural.
0 comentários:
Postar um comentário