Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011


Teoria da influencia seletiva
Na teoria da influencia seletiva, a mídia você o seu publico alvo de maneira mais especifica diferenciando os grupos sociais ,traçando estratégias específicas para cada grupo.Dessa forma ela consegue entender melhor o que cada publico necessita,como por exemplo, determinada classe social esta propicia a música erudita, outra a música popular etc.
As “teorias de influência seletiva” consistem em três formulações que nos ajudam a entender como as pessoas são influenciadas pelos meios de comunicação de massa, são elas:
Teoria das Diferenças Individuais
Cada indivíduo, possui uma característica psicológica individual impulsionada pelo seu instinto natural, porém, esse mesmo indivíduo compartilha de carcterísticas e necessidades semelhantes que os inserem na sociedade. Assim os indivíduos criam uma bagagem cultural pautada em suas experiências sociais, características individuais naturais, atitude, etc.
Diferenciação Social
As atitudes tomadas pelos indivíduos dentro da sociedade acabam gerando diferenças dentro desta, separando-a em grupos com mesmas afinidades. Assim, temos ai indivíduos diferentes que compartilham de mesmas características como religião, residência, entre outras. Ou seja de acordo com os interesses em comum se formam os grupos dentro da sociedade,de pessoas diferentes (individualmente)mas com interesses em comum.
Teoria dos Relacionamentos Sociais
Os relacionamentos sociais são responsáveis peã disseminação das informações entre os membros da mesma,podemos ultilizar como exemplo o boca a boca.
Há sempre no meio social um líder de opnião que possui o poder de influenciar nas decisões e escolhas de seus “seguidores” assim sendo de certa forma um formador de opiniões ,ao qual possui um poder de liderança importantíssimo para quem quer chegar nesse grupo especifico ao qual estes lideres estão inseridos;
Estes líderes estão inseridos em todo tipo de cultura, seja ele nas crenças como, por exemplo, no catolicismo onde a figura do Papa é extremamente representativa e influenciadora para a sociedade Cristã Católica,, nos esportes, entre outros. São diversos os líderes de opinião.È importante dizer que estes líderes não exercem influência apenas dentro da sua modalidade cultural, eles atingem toda uma massa que esteja apta a receber e a decodificar esta comunicação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.