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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

  Essa teoria estuda a organização e os processos produtivos do fazer jornalístico. Discutindo a rotina de trabalho, como a divisão de tarefas, a utilização de valores-notícia, a carga horária de trabalho, o caminho que percorre a notícia desde sua apuração à sua veiculação. Assim ela quer trabalhar a produção de notícias de forma planejada e ordenada. 
  Ela é contrária a Teoria do espelho, que diz que o jornalista tem que refletir a sociedade, sem deixar transparecer nenhuma opinião. A Newsmaking, argumenta que o jornalismo é uma construção da realidade, não podendo ser imparcial, pois é feito por pessoas. É comum que ocorra uma "distorção inconsciente", que esta relacionada as próprias limitações da rotina jornalística. 
  A produção de notícia deve ser industrializada. O jornalista é submetido a rotina da produção de notícias, e, assim, a possível manipulação das notícias, pelo mesmo, é superada pelas imposições do processo produtivo.
  A noticiabilidade, refere-se a notícia como produto, resultado de um processo organizado a partir de uma perspectiva prática dos acontecimento. Avaliar e transformar os fato em notícias, pois ocorrem vários acontecimentos no nosso cotidiano, mas cabe ao jornalista decidir o que deve ser notícia e o que não deve.
  Os critérios dos valores- notícias são: a) Categorias Substantivas: importância dos envolvidos, quantidade de pessoas envolvidas, interesse nacional, interesse humano, feitos excepcionais; b) Categorias relativas ao produto: brevidade (dentro dos limites do jornal), atualidade, novidade, organização interna da empresa, qualidade (ritmo, ação dramática), equilíbrio (diversificação de assuntos); c) Categorias relativas ao meio de informação: acessibilidade à fonte/local, formatação prévia de manuais, política editoria; d) Categorias relativas ao público: plena identificação de personagens, serviço/interesse público, protetividade (evitar divulgar suicídios, etc); e) Categorias relativas à concorrência: exclusividade ou furo, gerar expectativas, modelos referenciais. Outra coisa que deixa muito clara os critérios de noticiabilidade, de uma empresa, são os setores temáticos que nela aparecem. Os valores-notícias têm caráter dinâmico, mudam os tempos e os valores mudam.
  A forma de organização do trabalho, seus superiores, as jornadas de trabalho também terão influência na notícia, também como o processo de produção e suas limitação.  Definindo-se assim, limitação da notícia: a) Caracteres; b) Tempo de edição; c) Diagramação.
    Coloquei esses três vídeos que falam sobre os bastidores do Jornal Hoje da rede Globo, fala sobre toda a rotina dos jornalista, vale a pena assistir.












 

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