Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011


Na Teoria da Abordagem Sistêmica, podemos começar a entender o qual a relação entre uma colmeia e os meios de comunicação sociais. O sistema é colocado como não só influenciado e influente do meio de que faz parte, mas também, literalmente, parte dele. É criado o conceito de feedback, extremamente observado nos dias de hoje. Não existe mais comunicação sem que o emissor possa comentar, criticar e dar sugestões, pelo menos não se for democrática. É muito importante essa participação de ambos os lados da mensagem, esse é o momento em que cai a a ideia de que a mídia é uma manipulação sem restrições. Podemos perceber que agora o emissor ganha muito valor, realmente faz parte e não só fica à margem balançando a cabeça.

Aí entra o Funcionalismo. A ideia de sistema fica ainda mais forte, mostrando que a sociedade tem a função de manter o equilíbrio e contribuir para a preservação do conjunto. A informação é vista como necessidade para os relacionamentos dentro do sistema. As colmeias são um grande exemplo fácil de entender. Todos sabemos que as abelhas têm suas respectivas funções e devem desempenhá-las para que todas vivam em harmonia, seu trabalho vira sua razão de existência. Da mesma forma, essa razão de existência para uma sociedade é a sua contribuição para o equilíbrio do todo. Outro exemplo é o próprio organismo humano, cada órgão desempenha uma função específica e o corpo não funciona direito se algum deles falhar. Cada um é essencial para a sobrevivência do corpo. Levando isso em consideração, a comunicação de massa é vista como um conjunto de instituições que são essenciais para a manutenção da ordem social, porque baseado nas informações que recebem, as pessoas fazem suas escolhas.

Por último, temos a Hipótese do Uso e das Gratificações. É fácil entender do que ela se trata. Simplesmente, está dentro de cada um a necessidade de ao fazer alguma coisa, receber outra em troca. O mesmo se aplica à comunicação. Ao escolhermos quais programas ver, quais notícias prestar atenção e qual produto divulgado em uma publicidade comprar, esperamos ter algo em troca. Esperamos conhecimento e queremos saciar nossos desejos. Ninguém liga a televisão, o rádio ou abre o jornal sem ter nenhuma intenção. Somos seres intencionais e sempre iremos procurar algum tipo de gratificação, de um simples prazer à uma completa mudança de vida.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.