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quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Essa teoria trás um estudo bem presente nos dias de hoje, a discussão do controle das mídias em geral sobre seus receptores. Vem mostrar que os meios de comunicação de massa formam as opiniões das pessoas sobre a realidade social. Esses receptores, na maioria dos casos, tendem a aceitar a representação das coisas apresentadas pela mídia como a única existente.

Os pensadores da teoria afirmam que o impacto do que é imposto ao receptor é direto, mas não se torna imediato, vai se concretizando aos poucos, a rotina de mostrar sempre o mesmo fato, do
mesmo jeito forma uma opinião concreta sobre determinado assunto na cabeça das pessoas.

Existem muitos exemplos e conceitos formados equivocadamente (preconceitos) devido a única alternativa de visão ser da mídia sobre os fatos, lugares, pessoas, entre outros. Um exemplo que podemos dar é o caso do nordeste. A mídia sempre mostrou a seca e a pobreza que castigam a região. Várias matérias, histórias, fotos, que só mostram pontos negativos. Com isso a população receptora vai formando uma ideia, uma imagem que logo identifique o lugar. Talvez mesmo não lembrando só das secas, podemos logo lembras das belas praias, mas e aí? O nordeste é só a seca e as belas praias mostradas nos meios de comunicação de massa? Uma imagem bem clara sobre o assunto é uma foto tirada da serra de Guaramiranga:


Acredito que muitos que só acompanham as regiões brasileiras pela televisão, jornais e rádio, com notícias clichês desconhecem que na região nordeste existe mata como essa, com animais silvestres e com um clima mais ameno.

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