Páginas

sábado, 8 de outubro de 2011




Escola de Palo Alto ou Colégio Invisível. Como é? O nome parece estranho e a gente não consegue identificar de cara o que isso quer dizer, mas entender é muito fácil. O nome estranho veio de uma cidade em São Francisco, nos Estados Unidos, de onde temos o antropólogo Gregory Bateson, grande difusor dessa teoria. A Escola de Palo Alto não curtiam a ideia de simplificar a comunicação, o negócio deles era estudar detalhadamente para chegar a uma boa conclusão. E o objeto deles era o comportamento humano. Os seres humanos, na sua forma peculiar de se comportar, afetam a comunicação em seus processos verbais e não verbais, formando uma coisa só. Dessa maneira, todo o estudo da comunicação para eles começa pelo comportamento de determinada cultura, porque todo esse comportamento humano possui um valor comunicacional.

Além disso, temos o Estudo dos Efeitos em Longo Prazo. Como o nome explica, é deixada aquela história da teoria hipodérmica de efeitos imediatos. Dessa vez, os meios de comunicação de massa influenciam a maneira como o indivíduo organiza a sua imagem no ambiente social. Os estudos são focados na cobertura global desses meios e aos conhecimentos de cada indivíduo. Nisso destacamos a acumulação, consonância, onipresença e relevância da informação a ser veiculada. Aí chega a abordagem do Newsmaking, que leva em consideração as rotinas de trabalho e de produção dos jornalistas e da notícia. É importante lembrar do processo de noticiabilidade como a relevância, os valores, as fontes, etc.


Também temos a teoria do gatekeeper que é vista, como o nome já diz, no estilo de um porteiro, aquele que seleciona quais notícias devem entrar em circulação. Foram detectados seis motivos que levam a essa escolha: a autoridade institucional, os sentimentos de dever e estima com os superiores, as aspirações à mobilidade profissional, a ausência de fidelidade ao grupo de contrapropostas e o caráter agradável do trabalho. Todos essas características foram considerados como fatores de escolha para as informações que nos são dadas todos os dias.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.