Como o nome já diz, são efeitos em longo prazo, contrariando a teoria hipodérmica de que a mensagem dada pela mídia é imediata. Esse estudo veio para interferir no comportamento social de forma mais prolongada.
Esses efeitos podem vim de 4 formas diferentes:
Por acumulação: Quando um tema é escolhido para sair no jornal, por exemplo, e esse tema acaba sendo duradouro, podendo ficar como destaque por um tempo indeterminado dependendo do efeito que ele vai fazer diante dos leitores. Exemplo: A morte de alguma celebridade pode ficar por mais ou menos cinco dias nas capas de jornais, ela foi tão comentada, que o jornal para não perder o público, ira continuar colocando a notícia em destaque. A morte do filho da atriz Cissa Guimarães que não era famoso, mas a mãe por ter contato com o público foi abordada por todos os meios de comunicação, só por causa da influência da mãe, por vários dias foi comentada pela mídia. http://www.youtube.com/watch?v=YbEnQmBunLg&feature=related
Consonância: O mesmo tema esta presente em vários meios de comunicação, a importância da matéria foi tão grande que jornais, revistas, programas de TV, entre outros, perceberam a necessidade de mostrar com todos os detalhes o aconteceu.
Onipresença: Acontece quando uma informação passa a sem publicada para todos, havendo assim a liberação das atividades difundidas pela comunicação de massa.
Relevância: é uma soma das consonâncias. O tema acaba sendo retratado em vários meios de comunicação se tornando um assunto relevante, pois não se restringe, podendo se tornar um assunto de pouca importância, ou que já não é mais novidade, havendo assim a criação ou a troca de tema para que não se torne repetitivo.
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