Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Segundo essa teoria, o indivíduo que faz uso do meio de comunicação o faz de forma consciente. Ele o utiliza para uma determinada finalidade e de uma determinada maneira para satisfazer uma determinada necessidade. Vários são as motivações/necessidades que impulsionam o uso das mídas sociais. Segundo Denis Mcquail, as necessidades seriam: cognitivas, afetivas, de interação pessoal e de escape. Cada uma com sua peculiaridade.

Pirâmide de Meslow


Nas necessidades cognitivas o meio é usado como um canal de distribuição de conteúdo, nas afetivas é quando o meio é usado para criar relacionamentos e mantê-los através do meio, e assim por diante. Acredito que o que essa teoria quer dizer é que o indivíduo tem controle de quando e como ele vai suprir a sua necessidade. Por exemplo, quando alguém deseja se informar das notícias do dia, cabe a ela decidir se ela recorrerá para a televisão, internet, rádio ou jornal impresso.

"De modo geral, pode-se dizer que a teoria dos Usos e Gratificações baseia-se em três princípios norteadores: 1) o receptor é ativo e busca os meios de comunicação e os conteúdos que melhor atendem às suas necessidades e desejos; 2) os motivos que levam à escolha de meios e conteúdos estão sujeitos a inúmeras influências psicológicas, sociais, ambientais e conjunturais; 3) a exposição aos meios compete com outras formas potencialmente capazes de satisfazer (gratificar) aos mesmo motivos. O indivíduo poderá escolher expor-se aos meios ou procurar formas de gratificação não relacionas aos meios de comunicação. Da mesma forma, a exposição aos meios é um ato intencional, não casual."

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.