Quantas vezes reclamamos das regras impostas por pais, escola e sociedade. Achávamos e muitas vezes ainda achamos isso uma verdadeira bobagem, já que estamos grandes o suficiente pra decidir seguir ou não uma determinada recomendação.
Parando pra pensar sobre a ordem das coisas, percebi o quão contraditória estava sendo sobre tal assunto APRENDER > CUMPRIR > REPASSAR. Já imaginou como a sociedade seria sem a posição de regras? Uma bagunça, concordam? A partir do momento que “jogar lixo na lixeira, atravessar a rua pela faixa de pedestre ou ceder o lugar ao mais velho no ônibus” se torna uma ROTINA, as coisas começam a andar de maneira progressiva.
Então, não seria diferente no quesito TRABALHO. O Newsmaking estuda a rotina de trabalho. Como exemplo, a de um jornal. Tudo precisa estar em sintonia:
Direção > Redação > Criação > Título > Matéria > Local de Divulgação.
A Teoria do Newsmaking avalia uma série de critérios: valores-notícias, grau de noticiabilidade, relações pessoais dentro da organização (empresa que fabrica a notícia), rotinas de produção da reportagem, dentre outras. Dentro desta avaliação, busca-se entender a cultura profissional do jornalista, a organização do trabalho e os processos produtivos dentro da empresa de uma comunicação.
Larissa Araújo

0 comentários:
Postar um comentário