A Teoria da agenda defende que a mídia pauta o que é discutido na esfera pública. Podemos ver que ao mudarem as teorias e os paradigmas, os efeitos da mídia passam a ser mais limitados, e não tão imediatos. Agora, é considerado que os meios de comunicação de massa não pretendem persuadir ou manipular, mas estipular sobre o que devemos ter uma opinião. Mas ora ora... a mídia sempre será uma forma de controle, pois todo discurso é poder.
Não saber discutir ou não estar bem informado do que é veiculado é se marginalizar. Mas estar bem informado é ouvir o que os diferentes meios nos dizem e deixar o processo de percepção individual acontecer, e no meio disso escolher uma vertente de pensamento para seguir.
Quanto mais meios de comunicação veicularam uma notícia, maior o seu efeito de agenda, e mais deveremos saber sobre esse assunto e, cá entre nós, mais saturados nós ficaremos ao ligar nossas TV's... Dependendo da real relevância da notícia, afinal, nem tudo que é noticiado em um determinado dia como sendo muito importante é, de fato, o mais importante.
0 comentários:
Postar um comentário