Uma idéia criada para, tentar, resolver os problemas sociais a escola de Chicago nasce em 1910. Movendo a comunicação de forma que podemos compreendê-la a partir de suas interferências sociais. A partir da idéia da escola de Chicago podemos entender o indivíduo social como um ser que age em função ou compreendendo o significado das coisas, mas não da coisa em se. Entende-se a idéia por traz da coisa real. Quando nos referimos a símbolos mentais damos sentidos a outros seres, a objetos, à vida social em geral etc. Por meio desses símbolos os indivíduos se comunicam, compreendem o meio onde estão inseridos e sua própria sociedade. E partindo dessa idéia somos levados a noção de rótulos que o mundo social é algo em constante mudança dependendo do momento da interação.Temos que entender que a comunicação é essencial para a idéia da escola de Chicago e que a mídia, como uma de suas formas, é um agente de muita importância e influência.
Tentando organizar e melhor compreender o tema da comunicação social nasce a escola positivista americana que foi dividida em três fases: A primeira estuda os problemas dos produtos de comunicação e analisa temas sociais de comunicação, a segunda é mias ligada na vertente das funções sociais da comunicação, sendo conhecida como corrente funcionalista. E a terceira da, foco nas práticas profissionais,no conteúdo de informação e com a influência dos meios de comunicação. Entramos assim na teoria Hipodérmica. Quando pensamos na comunicação e paramos para estudar toda sua abrangência notamos o quanto é grande seu poder, e daí temos a mídia, que utiliza da comunicação com um órgão de controle e manipulação, como um órgão de manipulação de massa.A comunicação de massa molda a informação de tal forma a levar a opinião publica ao caminho desejado pela mesma.A teoria hipodérmica nasce entre as duas grandes guerras e em conjunto com o desenvolvimento dos meios de comunicação. Mas como em todo caso existe também a teoria que vai de desacordo com essas idéias, essa teoria é a: teoria da influencias seletivas.
0 comentários:
Postar um comentário