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terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mesmo que diferenciemos as necessidades das funções, é possível conceber, em termos funcionais, a satisfação das necessidades sentidas pelos indivíduos (Wright, 1974). Katz, Gurevitch e Haas (1973 distinguem cinco classes de necessidades que os mass media satisfazem:

  • Necessidades cognitivas: aquisição e reforço de conhecimentos e de compreensão
  • Necessidades afetivas e estéticas: reforço da experiência estética, emotiva
  • Necessidades de integração a nível social: reforço dos contatos interpessoais
  • Necessidades de integração a nível da personalidade: segurança, estabilidade emotiva
  • Necessidade de evasão; abrandamento das tensões e dos conflitos

Esta hipótese articula-se em cinco pontos fundamentais:

  • A audiência é concebida como ativa
  • Depende da audiência relacionar a escolha do mass media, com a satisfação da necessidade
  • Os mass media competem com outras fontes de satisfação das necessidades
  • Muitos dos objetivos da utilização dos mass media podem conhecer-se através de dados fornecidos pelos destinatários
  • Devem suspender-se os juízos de valor acerca do significado cultural das comunicações de massa

A hipótese dos usos e satisfações implica um deslocamento da origem do efeito do conteúdo da mensagem, para todo o contexto comunicativo. A atividade seletiva e interpretatva do destinatário, baseada sociologicamente na estrutura das necessidades do indivíduo, passa a constituir parte estável do processo comunicativo, formando uma dos seus componentes não elimináveis.

  • É neste quadro, que toda a hipótese do efeito linear do conteúdo dos mass media sobre as atitudes, valores ou comportamentos do público é invertida, na medida em que é o receptor que estabelece se existirá, pelo menos, um processo comunicativo real.
  • Os mass media não são a única fonte de satisfação dos vários tipos de necessidades sentidas pelos indivíduos

Pontos fundamentais da Hipótese:
n
  • A audiência é concebida como ativa.
  • A escolha dos meios de comunicação de massa depende do destinatário.
  • Os meios de comunicação de massa competem com outras fontes de satisfação das necessidades.
  • Os receptores são conscientes para poder perceber os próprios interesses e motivos em casos específicos se estes forem explicitados numa forma verbal a eles familiar e compreensível.
  • Os juízos de valor sobre o significado cultural deveriam ser suspensos até as orientações da audiência serem analisadas em seus próprios termos.

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