Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011



" O espaço público no Brasil começa e termina nos limites postos pela televisão... dentro desses limites, o país se informa sobre si mesmo, situa-se dentro do mundo e se reconhece como unidade.Diante da tela, os brasileiros torcem unidos nos eventos esportivos, choram unidos nas tragédias,acham graça unidos dos palhaços que aparecem. Divertem-se e se emocionam" (Bucci,1997)

Em 1950, surge a tevê trazendo muitos benefícios, entre eles a rápida propagação da informação, unificação do país, diversificação da cultuara, lazer, entretenimento, etc. Porém, ao ser alvo constante de pesquisas a televisão foi apontada como sendo um meio desvirtuoso, não nos traz mais os mesmos benefícios de outrora. Concluí-se que, a tevê tinha no início excelentes propostas, mas em tempos atuais já não deve ser considerada com a mesma relevância e seriedade de antes, pois ela está corrompida, sua credibilidade vem perdendo espaço para programas de baixo calão, onde os melhores conteúdos da tevê livre estão nos piores horários, esta ordem não se inverterá pois, já foi instalado um sistema de interesses nesses tipos de programas, uma espécie de lavagem cerebral. Muitos programas são de longe voltados para família. Ex: Casos de Família, a temática do programa é voltada para a família, no entanto é uma baixaria total, idem ao Programa do Ratinho. Quais valores estes programas trazem?! não vou nem comentar o excesso de novelas da emissora do jardim botânico e os reality shows..

Bem, sobre as novelas eu tenho que comentar sim, para que servem 5 novelas por dia? Para vender, somente. A televisão se desprendeu totalmente dos fundamentos éticos e morais, quando o assunto é conteúdo já não importa quem está do outro lado, se é uma criança ou um adulto escravizado pelo sistema capitalista, buscando naquela tevê uma fonte de entretenimento. Seu objetivo é lhe empurrar uma musiquinha, ou um padrãozinho estereotipado da moda, ou ainda pior, a tevê vende revistas masculinas, lança "tendências" e incentiva o consumismo exacerbado.

"Faz-se apologia ao sexo a qualquer instante e sem compromisso familiar ou conjugal. O adúltero é muitas vezes incentivado de maneira sofisticada e disfarçada, buscando-se quase sempre "justificar" um triângulo amoroso ou uma traição... A tevê passa a ser formadora de valores e da mentalidade da maioria das pessoas, comportamentos que antes eram absurdos -agora já não são, porque as novelas tornam o pecado palatável" (Felipe Aquino, via online,2007)



*****

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.