Vindo para contestar a ideia da teoria hipodérmica, o funcionalismo fez com que o processo de comunicação fosse visto como algo estruturado socialmente, sendo considerado um processo de influência recíproca e não de persuasão.
A ideia do funcionalismo foi iniciada em 1930 nos Estados Unidos, tendo como principais autores Lasswell e Lazarsfeld, porém só começou a entrar em vigor em 1948. Esse novo estudo era para analisar o funcionamento da sociedade, tento uma analogia com as estruturas biológicas, baseando-se da ideia de que existem varias partes, cada uma tendo sua função, para juntas formar o todo, dando um equilíbrio. Exemplo: O corpo humano é dividido em partes, cada uma tendo sua função, na sociedade acontece o mesmo.
Em uma empresa, por exemplo, faz-se a divisão de tarefas, cada um contribuindo para não prejudicar o trabalho do outro integrante da empresa. Havendo assim, um contato entre as pessoas, comunicação, para que haja o equilíbrio e que a instituição não seja prejudicada.
A troca de informação contribui muito para o união dos integrantes da sociedade, dessa forma foi que Lasswell percebeu a grande importância da comunicação para interação dos seres humanos, mas mais tarde ele recebeu criticas de Lazarsfeld e Merton, em relação a comunicação como ponto central para a manutenção do equilíbrio social, pois eles falavam de uma nova função, o entretenimento. Além da criação de outras ideias a respeito das funções da comunicação social.
0 comentários:
Postar um comentário