segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Diferentemente da teoria hipodérmica, que o indivíduo era considerado passivo só aceitando a mensagem. Na teoria das influências seletivas, ele é considerado ativo com sua individualidade. Pode ser considerado que o indivíduo filtra o que interessa em um determinado assunto. Cada pessoa recebe a mensagem de uma forma diferente, dependendo da sua subjetividade. A partir dessa mudança, surgiu a preocupação de como a mensagem será recebida por cada tipo de indivíduo. Um meio de saber o impacto da mensagem é através de pesquisas. A maioria das marcas, antes de anunciar um produto faz uma pesquisa pra saber o que mais agrada seu público-alvo. O problema nessa teoria, é que por direcionar mais o foco em certo público, acaba excluindo outros. Um bom exemplo seria os comerciais de produtos domésticos que é direcionado apenas as mulheres donas de casa. Outro exemplo são as propagandas envolvendo esportes radicais geralmente direcionada ao público jovem masculino. Apesar de ser o público-alvo, acaba “excluindo” as mulheres e até os mais velhos.
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