Sabe aquelas pessoas tipo "Maria-vai-com-as-outras"? Que não têm opinião própria e vivem copiando as ideias de se vestir, falar, andar, enfim, a personalidade dos outros? Pois é, as pessoas desse tipo já existiam há muito tempo e começaram a ser estudadas pela Teoria da Comunicação, recebendo o nome de homem massa.
Falando em palavras mais bonitinhas, homem massa é aquele indivíduo presente em diversas classes sociais, mas que não tem nenhum compromisso com a ordem pública e gosta de se sentir igual aos outros.Ele não tão uma análise culturalmente abrangente,suas ações sao baseadas em um saber especializado,ligado à técnica e à ciência.
E se você pensa que está fora disso, está profundamente enganado, quer ver?
Meninas...Estão acompanhando a nova moda agora?Cores cítricas, tecidos de seda e estampas florais, não é mesmo?
Agora atire a primeira pedra a menina que não daria tudo para ser magra, alta, estilosa e adequada aos padrões de beleza da sociedade que nem essa modelo da foto...Difícil,não? Pois é, esse é um ótimo exemplo de dependencia do homem às "modas" da sociedade, mas quando cito "modas" não quero me referir apenas às roupas...Meninos,vocês não estão de fora dessa tese, querem ver?
Tudo bem em estar com uma roupa fora de moda, mas e o desejo de ter um corpo sarado que nem o do modelo acima?Que nem o que a sociedade propõe?
Mas, o Homem Massa pode ir muito além desses exemplos que eu vos citei: ele não tem opinião própria, ele gosta de se sentir igual aos outros, adaptando-se aos modismos da vida.
Atualmente, mesmo ainda existindo coisas que nos prendam a uma homogeneidade como os exemplos citados acima, o homem está cada vez mais distante desse conceito, pois está passando a emitir mais a sua própria opinião e inconformando-se com certas coisas.
0 comentários:
Postar um comentário