Pare e pense um pouco! O que seria do ser humano se não houvesse qualquer tipo de comunicação? Seria algo impossível, é o que afirma a teoria do colégio invisível ou escola de palo alto, proposta pelo antropólogo Gregory Bateson, na década de 1940.
A escola de palo alto, via a comunicação como um processo permanente que integra vários tipos de comportamentos verbais e não verbais que compõem um conjunto integrado. Essa linha de pesquisa só se tornou possível a partir do estudo do comportamento humano, entendendo que existe uma “gramática” do comportamento que os seres humanos utilizam nas relações interpessoais e que afetam a comunicação.
Os relacionamentos sociais e as relações subjetivas determinam a origem do sentido, organizando e dando forma ao funcionamento da sociedade.
Tal teoria afirma que a pesquisa em comunicação deve começar com a definição do conjunto de comportamentos corporais escolhidos por uma cultura para constituir conjuntos significativos, uma vez que esse conjunto de comportamentos organiza o comportamento pessoal e interpessoal, controlando a apropriação do contexto e sua significação.
Como exemplos desta teoria podemos citar a comunicação das pessoas através do msn, facebook e orkut; os emoticons utilizados no msn como linguagem não verbal; a maneira como nos vestimos que determinam o estilo de cada um; as placas de trânsito. TUDO é comunicação. Ou seja, é impossível não se comunicar.
0 comentários:
Postar um comentário