Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011


Essa história de manipulação da mídia já está ficando cansativa, mas ainda não acabou. A Teoria da Agenda, ou Agenda Setting, mostra que o objetivo dos meios de comunicação não é exatamente fazer com que as pessoas pensem de um jeito pré-determinado. Na verdade, o que eles buscam é a responsabilidade pelos assuntos discutidos na sociedade, ou seja, o que todos falam e discutem. Dá pra perceber que de qualquer forma existe uma grande influência, só que colocada de uma forma mais sutil. Em vez de dizermos que os jornais, o rádio, a televisão e a internet nos manipulam como marionetes, dizemos que eles apenas colocam os pensamentos em nossa cabeça e deles fazemos o que quisermos. É fácil de entender quando pensamos naquelas grandes notícias que ficam em pauta durante dias, semanas e até meses. Não estaríamos tão interessados e falando tanto nelas se não as lêssemos e ouvíssemos constantemente quando abrimos ou jornal ou ligamos uma tevê.


Um exemplo que marcou o mundo inteiro foi a morte do ícone pop Michael Jackson. Quando a notícia foi divulgada, todos os noticiários se voltaram para a cobertura dessa matéria. Programas foram interrompidos, matérias e documentários foram criados e, em pouco tempo, pessoas de diferentes locais do globo já sabiam do que tinha acontecido. Além disso, o assunto gerou repercussões que ficaram sendo discutidas e exibidas durante meses e mesmo agora, dois anos após sua morte, Michael Jackson recebe mais atenção do que nos seus últimos anos de vida.


Outra notícia mais recente foi a morte de Steve Jobs, da famosa empresa Apple. Nesse caso, foi diferente. Jobs já estava doente há algum tempo, vítima de um raro tipo de câncer e estava afastado da empresa. Quando foi divulgada sua morte, os jornais já estavam preparados, matérias já tinham sido feitas, documentários filmados e biografias escritas. Assim, percebemos que tragédias e mortes tem alta probabilidade de ficar em alta na sociedade. Infelizmente, esses são os assuntos que chamam mais atenção das pessoas e, por isso, a mídia cria uma sociedade de exploração do drama, guardando as lágrimas de poucos em potes de ouro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.