É como se as pessoas tivessem outras bocas, bocas que só falam o que os outros pensam e dizem o que é para falar, bocas que preferem se omitir.
Na década de 60, Elizabeth Nöelle Neuman observou o seguinte: As pessoas tendem a espressar menos as suas opiniões quando percebem que estão em minoria, e essa posição poderia estar sendo tomada para evitar um possível isolamento do indivíduo. Essa proposta se chama Hipótese da Espiral do Silêncio, e recebeu esse nome por ter uma tendência a ampliar-se como uma espiral enquanto silencia aqueles que a opõem.Esta enibição faz com que a opinião que recebe apoio explícito pareça mais forte do que é realmente, e a outra, mais precária.
A partir disso, as pessoas passam a ser influenciadas não só pelo que a maioria diz, mas também pelo que se imagina que essa maioria pense, concordando com tudo e optando pelo silêncio.
Malefícios? As mudanças demoram a acontecer, e quando acontecem são pequenas, já que mesmo pensando que nada está bem, muitos se omitem, criando uma vida de “faixadas”, pensando mais ou menos desse modo: “Faz de conta que todos estamos felizes e nos conformamos com tudo, porque senão ninguém vai concordar comigo, vão zombar de mim e eu vou ser o excluído da história.”
Essa teoria é um pouco antiga, mas podemos visualizá-la facilmente nos dias de hoje: imagine-se num auditório repleto de pessoas e de repente nos pedem para levantarmos o braço se formos ou não a favor das teses propostas na palestra...Quantas vezes nâo tentamos responder de a cordo com a maioria, mesmo tendo opiniôes contrárias, pensando que a nossa opiniâo será só mais uma, não servirá de nada, e que se formos muito diferentes seremos excluídos ou coisa do tipo?nE durante as eleições? Quantos de nós olhamos para as pesquisas para sabermos quem está ganhando e votamos neste, mesmo quando o nosso predileto é aquele que de acordo com a pesquisa só tem 3% dos votos?
O que nos falta é ousadia nas nossas opiniões, pois podemos até perecer que somos pequenos, mas não somos, e é a partir da iniciativa de cada um que teremos uma multidão de pessoas em busca de um mundo cada vez melhor.
Não se importe com a opinião dos outros...
Fala, Brasil!
Mostre a sua cara!
0 comentários:
Postar um comentário