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domingo, 23 de outubro de 2011

Formulada por Maxwell McCombs e Donald Shaw, a Teoria da Agenda, também chamada de "hipótese da agenda-setting", afirma que a mídia não dita para as pessoas o que elas devem pensar, mas sobre o que elas devem pensar, sendo, assim, uma forma de controle. É como se a imprensa ditasse os assuntos a serem discutidos em meio a população, por exemplo. A imprensa manipula o que chega ao receptor quando dá mais importância a um determinado assunto e ofusca um outro. Quando a imprensa repete muito sobre um assunto, ela está tentando uma integração em longo prazo. 

Teoria da Agenda é quando um determinado acontecimento sofre grande repercussão, é publicado em canais de comunicação de massa e, consequentemente, será bastante discutido entre as pessoas e ela, a Teoria, tende a ser maior quando se integra diversos meios de comunicação de massa. Na Teoria da Agenda acontece de o receptor receber aquela representação transmitida pela mídia como se fosse a única, daí o motivo de algumas pessoas possuírem uma visão tão "fechada" sobre determinados assuntos, culturas... Como existem pessoas que acreditam que existe apenas fome e miséria na África, pois isso é o que é mais retratado pela mídia. 

O exemplo que eu escolhi para ilustrar a Teoria da Agenda foi, quando em 2008, Barack Obama foi eleito o presidente dos Estados Unidos. Que o preconceito na América do Norte é grande não é segredo para ninguém e, por isso, só o fato de o país possuir um candidato negro ao maior cargo político gerou grande repercussão. Barack Obama estampou páginas e capas de jornais e revistas espalhados pelo mundo antes e depois das eleições. Falava-se dele em todos os meios: jornal impresso, televisão, internet, rádio, revistas... Foi um acontecimento mundial que foi potencializado pelo fato de, agora, os Estados Unidos possuir o primeiro presidente negro.






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