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sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Nós vimos que a Teoria Hipodérmica não durou por muito tempo,pois cada indivíduo possui seu modo de agir e pensar e é capaz de selecionar aquilo que é interessante para si nos meios comunicacionais. Com isso vieram à tona as Teorias das Influências Seletivas,que são opostas à "teoria da bala mágica" e defendem que o processo comunicacional não é uma simples modo de se passar informação,mas vai muito além disso. A participação do emissor e receptor "ganha" um maior valor,quando começa a ser avaliado que os indivíduos não são imparciais e absorvem as informações de formas diferentes,o que leva em conta seu modo de viver,suas condições financeiras,escolaridade;e que ele possui uma memória seletiva ou seja,seleciona aquilo que ele prefere. A partir disso a comunicação não possui mais impactos imediatos,ela passa a ser selecionada pelo sujeito. Existem aqueles que exercem certa influencia no meio comunicacional,estes são chamados líderes de opinião e são capazes de estimular e facilitar o entendimento entre os componentes da comunicação.
É através das interações sociais que o sujeito aprende e começa a ser moldado.

"Portanto,quem elabora o conteúdo da mensagem tem que organizar/adequar esta mensagem aos fatores pessoais que o destinatário ativa quando interpreta a mensagem,sempre considerando a abordagem dos fatores relativos à audiência e os fatores ligados à mensagem" (Para entender as Teorias da Comunicação,pág.49)

Gisele Leal

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