Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011


A Teoria Hipodérmica, que também ganha o nome mais contagiante de "bala mágica", explica o que muitas pessoas acreditam ser exatamente o que acontece na sociedade atual. A manipulação feita pela mídia é um assunto muito discutido e cheio de conspirações contra os grandes conglomerados midiáticos. O que Lasswell defendia era justamente o controle da população pelos meios de comunicação. Poucas pessoas detêm o poder da informação e, com ela, podem facilmente influenciar todos que tem contato a esses meios.
O fato é, será realmente que as pessoas são uma unidade que pensa igual e pode ser levada a fazer as mesmas coisas só porque alguém mandou? A resposta seria não. Cada um tem uma individualidade que não permite ser totalmente transformada pela alienação da mídia. O problema vem quando percebemos que nem todos somos instruídos e educados para pensarmos por nós mesmos. Muitos foram acostumados a buscarem na televisão, por exemplo, a forma perfeita de viver, a melhor roupa para usar, o melhor produto a consumir. Então podemos dizer que, ainda hoje, anos depois da Teoria Hipodérmica, ainda existem pessoas que seguem os comandos da mídia como se fossem ordens do próprio Deus.
A questão fica ainda mais profunda quando levamos a problemática ao Brasil. Para muitos é óbvio o controle de algumas empresas sobre toda a comunicação no país, mas para boa parte da população é um modelo a seguir. E então? Como resolver? Seria possível educar a nossa população, e não só a nossa? Daria pra, depois de tantos anos acostumados com essa forma de viver, educá-los a não serem tão facilmente influenciado pelas posições impostas a eles? E a propaganda, como fica? E na época de eleição, como distinguir a verdade? Como saber em quem acreditar? Como não se deixar levar pelo prazer do consumismo?
São tantas perguntas e somente respostas incertas. Se você é do tipo radical e acha que dá pra mudar essa situação com uma boa música, aqui vai a dica:


1 comentários:

Anônimo disse...

Um lixo americano esta música! infelizmente o "Brasil não conhece o Brasil"Vc se contradiz com que vc escreveu!Deise

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.