Assim como uma arma de fogo, a teoria da "bala
mágica" tem o poder de atingir as pessoas deixando-as sem resistência.
Essa teoria atingi as partes mais fracas do homem: o psicológico e o físico
(comportamento). Sabe-se que este modelo tem a capacidade de emitir uma
informação e instantaneamente ser aceita e disseminada entre vários receptores.
Mas
será que somos seres alienados por aceitar tudo o que a mídia (impressa, rádio,
tv e o escambau) diz?
Foto: Alan Lima
Vamos a um
hipermercado e procuramos um produto, não vamos atrás da matéria prima e sim
de uma marca - leite moça, nescau, bombril, entre outros. Estamos em uma roda
de amigos conversando sobre humor, logo vem aqueles bordões de personagens
pitorescos: "Cada mergulho é um flash" (é o novo), "E ainda
ouve boatos que eu estava na peor", "Ai como eu sou bandida ou ta no cutuque";
Tudo isso nos faz pensar o quanto o
ser humano é moldável, o quanto somos seres influenciados pelas mídias,
influenciando desde o que usamos até mesmo em que nós comemos. Cabe a esse
mesmo ser distinguir e saber messar os seus atos antes de agir como um ser
alienado.
0 comentários:
Postar um comentário