É Escola de Chicago aqui, Teoria Hipodérmica acolá, e a gente fica sem entender quase nada com uns termos tão sérios. E acho que um resumo básico de tudo isso é de como nos comportamos diante da mídia, diante da sua influência, das suas imposições. Cada ser humano possui sua individualidade, mas é através da comunicação que ele pode se deixar levar (ou não) pelo modismo atual. A Escola de Chicago procurou estudar qual a função da comunicação em relação ao interacionismo entre os indivíduos. Há um tempo atrás achei um comercial da Brastemp que me fascinou! Não achei que tivesse muito haver com a marca e tal, mas o vídeo mostra como o rádio, por exemplo, ajudou às pessoas a interagirem no trânsito.
A "Teoria Hipodérmica" ou a "Teoria da Bala Mágica" explica essa questão da mídia agir sobre nossas atitudes e pensamentos: a mídia tem a função de nos fazer consumir seus produtos, certo? Então, através da publicidade, por exemplo, ela vai nos fazer desejar tais produtos, perfurando nossos pensamentos e injetando as informações nos nossos cérebros. É por isso que quando a gente vê o comercial de tal roupa na televisão sentimos aquela vontade imensa de comprá-la.
Enfim, juntando o comercial + os conceitos, dá para perceber que mesmo com tanta "comunicação" a gente esquece de se comunicar. Sim, isso mesmo. A Escola de Chicago estudou o interacionismo e tal, mas cadê toda essa interação entre os seres humanos? Cadê a gente estabelecendo a comunicação de forma certa? É só manipulação, concorrência. Está certo que não adianta dizer que você não se deixa manipular, ou isso e aquilo. Mas eu acho que a questão é saber COMO receber a mídia em sua cabeça.
A "Teoria Hipodérmica" ou a "Teoria da Bala Mágica" explica essa questão da mídia agir sobre nossas atitudes e pensamentos: a mídia tem a função de nos fazer consumir seus produtos, certo? Então, através da publicidade, por exemplo, ela vai nos fazer desejar tais produtos, perfurando nossos pensamentos e injetando as informações nos nossos cérebros. É por isso que quando a gente vê o comercial de tal roupa na televisão sentimos aquela vontade imensa de comprá-la.
Enfim, juntando o comercial + os conceitos, dá para perceber que mesmo com tanta "comunicação" a gente esquece de se comunicar. Sim, isso mesmo. A Escola de Chicago estudou o interacionismo e tal, mas cadê toda essa interação entre os seres humanos? Cadê a gente estabelecendo a comunicação de forma certa? É só manipulação, concorrência. Está certo que não adianta dizer que você não se deixa manipular, ou isso e aquilo. Mas eu acho que a questão é saber COMO receber a mídia em sua cabeça.
1 comentários:
Só tenho uma coisa a dizer: não dá pra não amar essa propaganda!
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