Considerado "pai" dessa teoria, Claude Elwood Shannon considerou que a comunicação era um problema matemático rigorosamente fundando e justificado pela estatística. Segundo ele, a comunicação entre as pessoas sempre segue um padrão linear, desde uma origem (transmissor da mensagem) até o final (receptor). Dentre esse processo, Shannon diz que o objetivo dele é delinear o quadro matemático no interior do qual é possível quantificar o custo de uma mensagem, ou seja, um sistema capaz de fazer o cálculo preciso sobre a comunicação entre dois pólos.
A teoria da informação possui influência desde o início do século XIX e Shannon teve influências diretas com John von Neumann (contribuinte para a última grande máquina de calcular eletrônica) e Norbert Wiener (fundador da cibernética). Tendo essas influências e tomando por parte a finalidade de seus estudos, a teoria foi criada para conseguir a máxima economia de tempo, dinheiro e energia dos canais utilizados para a comunicação. Tratavam a informação como medida (estatística) de probabilidade de ocorrência.
Por fim a teoria buscou sempre o funcionamento dos sinais, de uma certa forma física e química, tentar entender as transformações energéticas entre a codificação da mensagem e sua decodificação.
0 comentários:
Postar um comentário