Páginas

domingo, 13 de novembro de 2011

Por: Andressa Soares
Logo após a Segunda Grande Guerra, estudos sobre propaganda política e os efeitos dos meios de comunicação de massa como máquinas, fundaram a perspectiva comunicacional e deram origem à especialização nestes estudos. Neste processo, estudos do paradigma informacional teriam contribuído na geração de um novo pensamento: a idéia de uma sociedade da informação planetária, de natureza pós-moderna, a qual substituiria a ‘velha’ sociedade industrial.

Falando em Paradigma...

“O paradigma informacional tem tudo a ver com a teoria matemática da comunicação e da informação proposta por Shannon, assim como com a idéia de Turing e Von Neumann de se produzir uma máquina que pensasse. A utopia cibernética de Wiener e outros tal como Breton insiste em várias de suas obras, foi a responsável pelo fato de hoje falarmos em comunicação.

Um paradigma que está completamente ligado ao desenvolvimento da internet, bem como dos demais recursos informáticos atuais. Vai além dos possíveis problemas entre o funcionamento de um meio de comunicação e nos introduz numa discussão totalmente atual  quanto ao relacionamento “homem <--> máquina” .  O advento dessas tecnologias (e a forma como foram utilizadas) possibilitou o surgimento da “Sociedade da Informação”. Causando um estranhamento ao perceber que os elementos do mesmo (paradigma funcional) são frutos de pesquisas militares com certa visão liberal e, ao mesmo tempo, autoritária da vida política e social.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.