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quarta-feira, 16 de novembro de 2011




Theodor Adorno e Max Horkheimer criaram o conceito de "indústria cultural". Os frankfurtianos descobriram "a crescente importância dos fenômenos de mídia e da cultura de mercado na formação do modo de vida comtemporâneo". Essa descorba se dá pela recusa de aceitação de que os fenômenos de comunicação poderiam ser estudados de maneira independente. Estes fenômenos só adquirem sentido em relação ao todo social.

O termo "indústria cultural" dá a ideia de que os conteúdos culturais são produzidos e direcionados ao mercado. A cultura sendo transformada em mercadoria. O termo se liga ao uso da classe dominante dos meios de comunicação para disseminar suas ideias e controlar a população. A cultura passa ser criada já com o intuito de mercado e não o contrário, ela já é criada para ser vendida.

Um exemplo de "indústria cultural" é o uso de alguns canais de televisão. Elas apresentam pontos favoráveis como boa recepção e grande abrangência geográfica, mas, muitas vezes, elas impõe suas opinões através de conteúdos sensacionalistas muito sutis e que o receptor não chega a perceber, podendo até, levá-lo ao estado de alienação. Eu vou ser óbvia e vou citar a Rede Globo, né?


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