Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011


Horkheiner e Adorno, criaram o conceito de indústria cultural. Mas o que seria essa indústria cultural e qual o seu papel na sociedade? A indústria cultural, segundo esses pensadores, consistia em “moldar” toda a produção artística e cultural de modo que se era estabelecido um padrão comercial e uma facilidade de reprodução. Ou seja, as obras de arte não eram vistas apenas como belas, mas sim como “mercadorias”, que incentivavam e alienavam, fazendo surgir uma visão crítica a respeito.
A intenção da indústria cultural não é promover conhecimento, mas sim a necessidade do consumo, e assim alimentar cada vez mais o capitalismo. O conhecimento, quando se trata de indústria cultural é tratado apenas como forma de manipulação.

Como exemplo de toda essa indústria cultural, podemos citar os famosos realitys shows, que faz as pessoas acreditarem que as pessoas estão participando de um simples programa, quando na verdade existe por trás toda uma venda de produtos e marcas.
Para concluir, uma citação de Adorno: “ o homem, nessa indústria cultural, não passa de mero instrumento de trabalho e de consumo, ou seja, objeto. O homem é tão bem manipulado e ideologizado que até mesmo o seu lazer se torna uma extensão do trabalho.”

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.