A base dos estudos culturais foi tirada e guiada a partir de três textos do fim dos anos 50: "The uses of Literacy" (1957), de Richard Hoggart, "Culture and Society" (1958), de Raymond Williams, e "The making of the english working-class" (1963) de E. P. Thompson.- Pensadores daUniversidade de Ubirmingham.
Uma pauta que vale observar é que com o passar do tempo a arte passou a ser reproduzida em larga escala.Principalmente com a chegada das mecanização ,assim as obras de arte perdiam a cada dia seu valor simbólico. Já que não era mais algo raro e que se precisava de muito esforço para ter acesso as mesmas e admira-las, apenas tornando-se peças de mercado.
Um exemplo muito bem citado pelos alunos do grupo que apresentaram esse tema foi o retrato de Monaliza. que já foi reproduzida milhares de vezes e para todos os cantos do mundo. Quem ainda se surpreende com o quadro? Poucos, só grandes admiradores e entendedores do real valor da obra.Já não se precisa mais ir ao museu de Louvre para aprecia a obra Monalisa. você a encontra na banca mais próxima, em uma capa de uma revista.
Isso é a comercialização da arte. Que pode ser vista de dois pontos de vista:
O BOM- que dessa forma todos tem acessos a elas.
O MAL- que é o fato de ela ter se tornado mercadoria e perdido muito do seu valor simbólico e muitas vezes sendo caracterizadas .
então qual seu ponto de vista ?
0 comentários:
Postar um comentário