Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ferdinand de Saussure criou três cursos de linguística, assunto que ele achava ser extremamente importante. Saussure acreditava que a língua era uma instituição social e a palavra um ato individual. Portanto, a linguagem pode ser analisada, surgindo daí a tal linguística. O sonho desse pensador era a existência de uma ciência geral de todas as linguagens, faladas ou não, o que nos leva a outro nome estranho, Roland Barthes. Em um artigo-manifesto, Barthes cria um projeto inspirado na linguística e nas ciências, contendo quatro elementos: língua e palavra, significante e significado, sistema e sintagma, denotação e conotação.
Continuando a história do Estruturalismo, é criada uma escola na França chamada de Centro de Estudos das Comunicações de Massa (CECMAS). Esse centro, fundada por Georges Friedmann, tenta constituir uma nova e melhorada pesquisa na área de comunicação, como o apoio de outros nomes como Edgar Morin e o já citado Roland Bathes, mais voltado ao estruturalismo. Já Morin é reconhecido por ter introduzido na França o famoso termo "indústria cultural", sendo uma das primeiras pessoas a se preocupar com a influência da mídia na sociedade.
Além do CECMAS, ainda surge o Instituto A.-Gemelli, em Milão. E depois desse surgirão muitas outras idéias e discussões em torno do estruturalismo, dentre elas "A Sociedade do Espetáculo" de Guy Debord. Essa crítica, tão famosa quanto atual, pode ser melhor explicada no seguinte vídeo e nas suas continuações.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.