INDÚSTRIA CULTURAL
O termo “Indústria Cultural” surge com o estudo de dois membros da Escola de Frankfurt: Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973).
A Indústria Cultural vai retratar os conteúdos artísticos-culturais como uma mercadoria, ou seja, esses conteúdos terão o objetivo de gerarem lucro para o conjunto de empresas, redes de mídias ou instituições que produzem e transmitem o conteúdo artístico-cultural.
No Brasil, a indústria cultural é heterogênea, pois ao invés de incentivar a cultura do Brasil ela foca na cultura estrangeira.
“Um forte exemplo de indústria cultural é a televisão que apresenta pontos positivos em possuir ótima cobertura geográfica, penetração de público e variedade de conteúdo em vários horários, mas ao mesmo tempo apresenta conteúdos sensacionalistas e que escapam do consciente do expectador, cujo indivíduo possa vir a entrar em estado de alienação”. (http://www.infoescola.com/cultura/industria-cultural/
Infelizmente, no Brasil, a produção realizada pela Indústria Cultural possui um interesse lucrativo, onde vai determinar um padrão a ser divulgado, manipulando o espectador.
Resumidamente falando, a Indústria Cultural busca, através dos conteúdos artísticos-culturais, conquistar o público gerando lucro para as empresas, instituições e redes de mídias.
0 comentários:
Postar um comentário