Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011


A escola de Frankfurt, formada por pensadores e cientistas sociais alemães -  Theodor Adorno, Max Horkheiner, Walter Benjamin, entre outros - consistia inicialmente em ideologias marxistas e críticas ao capitalismo.
Os frankfurtianos, como eram chamados, desenvolveram estudos sobre os processos da civilização moderna e o papel do ser humano, na arte, na política, na músicas e até na vida cotidiana. Foi a partir desses estudos que descobriram a grande influencia dos meios de comunicação em massa e da cultura de mercado na formação do modo de vida das pessoas. A escola tinha como principal objetivo recriar idéias para entender as transformações da sociedade e esclarecer as novas realidades surgidas devido ao desenvolvimento do capitalismo.
Os estudos dos pensadores de Frankfurt ficaram conhecidos como teoria crítica, que se opõe a teoria tradicional. A diferença entre elas está na de que enquanto a tradicional, permanece “neutra”, a crítica busca analisar e compreender os fatos, visando a transformação da sociedade. Um exemplo de como esta teoria funciona é a análise dos meios de comunicação caracterizados como indústria cultural.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.